Projeto Residencial - Barroso-MG

O projeto desta residência apresentou várias peculiaridades. Além do conforto da moradia em si, com áreas bem distribuídas, o proprietário quis ressaltar a beleza em detrimento do custo, algo raro na cidade. O conceito segue a linha modernista, com traços retos e limpos, sem adornos, com destaque para a laje “ondulada” da área de lazer que, salvo as devidas proporções, remete a casa de Canoas de Niemeyer no Rio de Janeiro. O terreno, que a princípio mostrava-se um impasse devido a seu formato triangular, acabou por se transformar em um motivo de beleza no conjunto final. A disposição da obra no lote foi norteada pela área de lazer, no sentido de aproveitamento da insolação durante o dia na piscina, o que ocasionou duas disposições dos cômodos sem uma referência de esquadro em relação ao lote. Tive que fazer a marcação da obra junto com o pedreiro, já que as referências não estavam bem claras para ele, mas que logo ficam óbvias após algumas explicações. A entrada tem um hall coberto, que segue para uma sala de visitas e um escritório. Neste escritório procurei chamar a atenção para a parede de concreto aparente inclinada, que além de quebrar a obviedade e rigidez da obra, tem um elemento a mais para se trabalhar a decoração. Sugeri ainda uma laje no piso que ficará elevada em relação ao terreno original, com isso pode-se posicionar um espelho d´água sob esta laje, o que será mais um diferencial na obra, porque será visualizado pelos transeuntes, uma vez que não haverá um muro frontal, e sim uma separação de vidro temperado em toda a frente. A área onde está o barzinho está integrada a sala de tv e tem pé direito duplo e vista para a piscina, proporcionando uma sensação de amplitude, enfatizada pelo contato direto com a área de lazer através da varanda. A suíte ficou posicionada no andar superior, contando com uma ante-sala com vista para a sala de tv e barzinho, com hidromassagem no banheiro, proporcionando momentos de relaxamento e privacidade. Caso o proprietário siga os conceitos do projeto, ele será um referencial para a arquitetura de Barroso, já que na cidade não conta com nenhuma obra deste tipo onde as linhas retas contrastam com a laje ondulada da área de lazer. Espero que se concretize!

Projeto Comercial - Barroso-MG

Neste trabalho pesou também a questão econômica por ser uma obra comercial, mas de maneira que a beleza não fique renegada ao segundo plano. A preocupação do proprietário é de conciliar a beleza com economia e funcionalidade. Com estes parâmetros, procurei fazer uma obra reta sem muitos detalhes. O que a diferencia é a platibanda dupla “ondulada”, dado a sensação de movimento, já que a locação da obra é em uma avenida com alto fluxo de veículos. A idéia remete a obra de Ruy Ohtake, edifício Lagoa 1000, salvo as devidas proporções, em que a sensação do vento é logo percebida por quem a observa. Criei um muro também “ondulado” para preservar a privacidade dos quartos do 1° piso. Já o refeitório tem vista ampla para a rua, proporcionando uma visão panorâmica do entorno. As janelas terão uma faixa com acabamento da cor da janela e dos vidros. Este recurso é uma maneira de quebrar o ritmo de destaque das janelas, peculiaridade em diversos hotéis da região, fazendo com que se veja somente a faixa remetendo mais uma vez ao movimento. A maioria dos quartos, todos suítes, estão posicionados no 2° piso, privilegiando a privacidade. Além da escada de acesso da rua, posicionei também uma rampa para que a acessibilidade seja respeitada. A escada interna “derrama-se” no hall principal, o que será mais um diferencial da obra. As cores ainda serão trabalhadas, sendo o projeto divulgado somente uma referência.

Residência em Barroso-MG


Este projeto, apesar de contar com o lote retangular, tem como princípio a diferenciação e a valorização da insolação adequada nos cômodos. A insolação foi trabalhada de maneira que os quartos, salas e salão recebessem o sol da manhã, enquanto o sol da tarde é aproveitado na futura área de lazer e sala de jantar. Posicionei a parte “molhada” da casa toda na parte superior do lote, facilitando assim a rede de esgoto e pluvial. O que parece uma solução simples e óbvia, muito das vezes é motivo de dor de cabeça futura para os proprietários, já que raríssimas vezes é levado em conta este detalhe fundamental. A sala de jantar terá um pé direito duplo, valorizando a chegada pela sala de visitas e visualização da escada para o mezanino. A laje do mezanino acompanha o ângulo da sala, mas depois toma a forma de um semi-círculo, trazendo movimento e harmonia aos olhos de quem chega. A suíte conta com uma sacada para aproveitar a melhor vista da cass. A pedido do proprietário, criei um cômodo comercial na frente da residência, com entrada independente e privativo, sem contato com o resto da casa ou de quem passa ocasionalmente pelo local. Este cômodo só é percebido por quem o utiliza, já que a fachada está totalmente harmonizada, não causando impacto visual algum. O telhado, apesar de ter um jogo de águas que a princípio pareceria complexo, é bem simples. Não haverá necessidade de tesouras, sendo as peças apoiadas diretamente nas paredes, trazendo grande economia para o proprietário. O desnível do terreno foi trabalhado para não haver movimentações de terras. A garagem ficou em um nível mais baixo, e a futura área de lazer com piscina também acompanhará este desnível, proporcionando economia nas fundações. Para que haja uma valorização da fachada, minha sugestão é para que não se faça um uro fechado, e sim trabalhar a grade ou vidro temperado, para que a casa “se mostre” aos transeuntes. A obra ainda não teve início, mas os proprietários se mostraram satisfeitos e pretendem seguir exatamente o projeto.