O conforto térmico da Rua da Cachaça



A rua basicamente é bem agradável, limpa e com o aspecto característico de São João Del Rei. Durante as primeiras horas da manhã o sol não incide sobre a Rua da Cachaça, o que faz a sensação de frio ser mais evidente. Por volta de 9:00hs até as 10:30hs, o sol passa a incidir forte em um dos lados da rua, o que causa um desconforto com o reflexo nas paredes claras das fachadas, sendo o uso de óculos escuros quase obrigatório. No período da tarde a rua fica toda ensolarada, e por volta das 16:30hs o sol passa a refletir nas fachadas opostas da manhã, trazendo novamente o desconforto do reflexo.
O barulho é somente de carros que entram esporadicamente, devido a rua ser impedida, fazendo do fluxo de pedestres o maior movimento observado, portanto a poluição sonora é praticamente zero. Mas o que mais me chamou a atenção na Rua foi o cuidado dos moradores por ela. Há nos fundos da sede da Ong OPTA, um jardim bem cuidado (foto anexa). O jardim conta com uma folhagem que cria um micro-clima agradável a qualquer hora do dia. A fonte trás umidade ao local, notavelmente contrastando com o clima seco de fora na rua. Falta somente algo para o visitante interagir com o jardim, pois quem entra se limita somente a observar o local, não havendo um banco ou algo para se sentar e curtir o ambiente.
No geral a rua é bem agradável e sempre conta com sombra em alguma parte do dia, o que a torna um bom local para permanecer por um tempo mais prolongado

E mãos a obra!


Fizemos nossa primeira visita a Rua da cachaça. "Sentimos" o ambiente para tentar despertar sensações e emoções para iniciarmos os trabalhos de discussão e aprimoramento das idéias para intervir na rua.
Como primeira impressão fica a sensação da rua tipicamente mineira, com seus casarios conservados conforme a história e os moradores receptivos a estranhos em seu território (o que para eles parece natural). A rua é aconchegante, trazendo paz e tranquilidade, com pouco trânsito de veículos e de pedestres.
Chamou a atenção o jardim bem cuidado da ONG OPTA, onde a manutenção do mesmo é feito com muito cuidado e capricho, um ambiente muito agradável. Agora é aprimorar as sensações e potencializar as idéias para se colocar em prática.

Primeira Missão


A turma tem o primeiro desafio proposto: uma intervenção na Rua da Cachaça (ou Rua da Zona se preferir), juntamente com o Grupo Karavane da Alemanha, a Unicamp, e com grupos artísticos de SJDR.
Temos a tarefa de fazer uma intervenção em uma rua tombada pelo patrimônio histórico, usando a criatividade e originalidade, mas, sem termos nenhum contato com tais grupos, ou seja, ninguém sabe no que vai dar.

Início do semestre



Começa enfim o segundo semestre de arquitetura. Cheio de novidades, temos agora que criar um blog para acompanhamento do curso. Vamos reportar nossas atividades diárias como forma de avaliação individual. Você verá aqui minha percepção do curso e da arquitetura em geral. Será um grande desafio, e espero responder a altura.